Planilha para controle de estoque: porque acabar com esse hábito?

Atualização instantânea, interface simplificada, segurança dos dados, facilidade de acesso. São diversas as vantagens que você terá ao optar por um sistema de estoque online. Veja porque está na hora de aposentar as suas planilhas em Excel e automatizar a gestão do seu estoque com dados acessíveis de qualquer lugar!

Simplicidade de utilização

Vamos combinar: nem todo mundo se acerta com planilhas. Fórmulas complicadas, dificuldade na hora de lidar com as células. Ao optar por um software para a gestão de estoque e armazenamento em nuvem, você simplifica bastante o processo de controle de estoque. É só cadastrar produtos, fornecedores e contas bancárias e, a partir daí, registrar toda a movimentação desses itens no seu estoque, de onde você estiver.

Alta capacidade de armazenamento

Serviços de gerenciamento de estoque em nuvem têm grande capacidade de armazenamento. Ou seja, você tem mais tranquilidade ao saber que pode cadastrar quantos itens em estoque que quiser, sem se preocupar com espaço – seja ele de armazenamento dos dados em si, ou do servidor utilizado, que passa a não ser mais local.

Segurança dos dados

Quando você armazena os dados do estoque da sua empresa na nuvem, as informações ficam gravadas em servidores de alta disponibilidade, com segurança e backup diário de informações, diferentemente de planilhas de Excel que podem ser consultadas e alteradas com mais facilidade por outras pessoas com acesso ao seu computador, sem mesmo um registro de qual mudança foi realizada e por quem.

Backup constante

Computadores podem parar de funcionar a qualquer momento. Arquivos se corrompem muito facilmente. Não tem nada pior do que perder dados essenciais para sua empresa por um defeito na sua máquina ou no sistema. Evite esse risco armazenando as informações na nuvem e usufruindo do serviço de backup diário de dados.

Facilidade de acesso

Armazenando seus dados de estoque na nuvem, você não precisa mais se preocupar em transportar as informações quando trocar de computador ou quando precisar acessar informações da sua empresa em casa, por exemplo. Aposente seu pen drive e HD externo. Quando o sistema de gerenciamento de estoque está na Internet (na nuvem), é acessível de qualquer lugar do mundo em que você esteja. Basta ter um navegador de sua preferência e uma conexão de internet. Mais simples, impossível.

Compartilhamento em tempo real

Não tem nada mais antiquado do que ter que enviar planilhas por e-mail para serem atualizadas por diversas pessoas da equipe. Quando você usa um serviço de armazenamento em nuvem, os documentos podem ser atualizados, em tempo real, por diversos usuários. Há a opção, inclusive, de gerir suas permissões de acesso às telas da sua empresa, permitindo que determinado usuário possa apenas visualizar dados do seu estoque, mas não possa alterar as informações. Mais segurança para você e para os dados da companhia.

Mais ferramentas para controlar o estoque

Sempre que novos itens chegarem na loja, dê entrada com as unidades no produto que já está cadastrado no serviço. Assim que vender alguma mercadoria, registre a quantidade de saída. No final do dia ou até mesmo do mês de trabalho, você pode visualizar um relatório com tudo o que entrou e saiu do depósito.Também é possível conferir gráficos das movimentações registradas no programa.

Suporte

Se você perder suas planilhas em Excel, não há muito o que fazer. Apenas começar de novo. No caso de softwares  de gerenciamento de estoque na nuvem, há suporte caso ocorra algum problema com seus dados. Além disso, estas ferramentas costumam ser acompanhadas de manuais e tutoriais para que possam ser utilizadas da melhor forma pelos usuários.

Acessibilidade de dados é a chave do sucesso para a gestão do seu estoque! E aí, já abandonou as planilhas?

 

Fonte: https://goo.gl/NFqtuR